Pular para o conteúdo principal

28 de outubro. Dia da Animação

O dia 28 de outubro é especial por se tratar do Dia Internacional da Animação. Tal data foi escolhida por ser o dia em que, em 1892, Émile Reynaud realizou, em Paris, a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA lançou o evento, que já está em sua 13ª edição, realizado atualmente em 30 países.

No Brasil, o evento que tem entrada franca e é sem fins lucrativos, vai para a sua 11ª edição em 2014, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h30min simultaneamente em todos os locais participantes, contando com a adesão de mais de 200 cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo do gênero realizado no Brasil. Em alguns municípios ocorrem oficinas, debates, mostras infantis, regionais e especiais. A Mostra Brasileira também é enviada para mais de 30 países fazendo parte da programação do International Animation Day.

Toda a programação do evento tem entrada franca prevendo grande presença de público em todo país.

Público alvo: Dos 8 aos 80 anos, adultos e crianças, sem distinção de gênero e classe, estudantes, profissionais da área do cinema, designers, jornalistas e interessados em cinema de animação.

Um evento abrangente que ajuda a fomentar o cenário e contribuir com a formação de público para essa técnica que cresce a cada dia no Brasil.

Em Xapuri

Além das exibições da mostra oficial, cada cidade programou atividades diversas nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, para deficientes auditivos e visuais, além de oficinas, debates, palestras e exposições. 
 
Em Xapuri a programação é a seguinte:

Dia 28 de outubro
  • Abertura do Dia da Animação com Stand Up do seringal
Com Clenes Guerreiro e Alder Jarede
Horário: Às 18h

  • Apresentação de Contação de Histórias “Contos e Recontos de Xapuri”
Prêmio Mazaroppi – Funarte/MinC 2013
Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Horário: Às 18:30h

  • Espetáculo Teatral “Se ela dança eu danço”
Cia Arte na Ruína
Direção de Clenes Guerreiro
Horário: Às 19h

  • Mostra Oficial e demais mostras do Dia da Animação.
Horário: às 19:30h

Local: Todos os eventos acontecerão no
Museu do Xapury
Rua Cel. Brandão, 156 – Centro de Xapuri/AC

Coordenador local: Clenes Guerreiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

Xapuri em imagem: Igreja Católica

A centenária Igreja Católica - Paróquia de São Sebastião, clicada por Clenes Alves.